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Agenda do Samba e Choro
Fachada do Hotel Nacional de Brasília, com sua galeria de lojas
Hotel Nacional e galeria de lojas, vistos do leste em 11-Mar-2004.

Metrô DF

Estações

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  • 7h a 19h - Domingos e Feriados

Intervalos entre os trens

  • 3min30 a 14min - conforme o dia, horário e estação

Tarifas

  • Segunda a Sexta - R$ 3,00
  • Sábados, Domingos e Feriados - R$ 2,00
  • Estudante - Passe Livre

Achados e perdidos

Trens turísticos

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Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Teleférico de Ubajara

Em projeto

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Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

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Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes

Calendário 1987
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Setor Hoteleiro Sul (parte baixa)
Hotel Nacional de Brasília

Flavio R. Cavalcanti - Mar. 2004

O Hotel Nacional, de 1960, é talvez a principal referência do projeto urbanístico original do Setor Hoteleiro Sul — um quarteirão de vida social, onde o pedestre e o automóvel conviveriam sem conflito — e por mais de uma década foi um polo de visita quase obrigatória, numa cidade de poucos atrativos.

O bloco vertical abriga os apartamentos e avança para o norte sobre pilotis, dando passagem externa à ala lateral onde se situavam a whiskeria com mesas na calçada e a boate, com um pequeno estacionamento resguardado da via local pela arborização.

O bloco horizontal cerca os outros três lados, abrigando o saguão, a pérgola da piscina, salas, lojas internas e serviços a oeste; e uma galeria de lojas externas a leste, atravessada por uma via de acesso pergolada.

O acesso de serviço se dá em nível inferior, a partir da via S-2 — projetada para ser a espinha dorsal das vias de serviço ao sul do Eixo Monumental.

Por mais de três décadas o quarteirão permaneceu ilhado, à falta de ocupação do espaço a oeste (ainda baldio), e de ligação do estacionamento sul (superior) e sua calçada ao resto do Setor Hoteleiro Sul a oeste.

Uma ligação precária (passarela metálica) foi instalada há menos de 10 anos, sobre a via de serviço, motivada pelo estacionamento pago em sua expansão para oeste — e vem servindo aos pedestres, desde então dispensados de descerem à S-2, ou darem a volta pelo norte.

Atualmente [2004], são estacionamento pago o estacionamento norte, o acesso ao Hotel Nacional (via pergolada), o estacionamento sul, a saída para leste e o prolongamento a oeste da passarela metálica.

   

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
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Plataforma de embarque: 1995

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Acompanhe

Via pergolada através da galeria de lojas do Hotel Nacional de Brasília
Via pergolada através da galeria do Hotel Nacional, vista do sul em 5-Jan-2004.
Via de serviço nos fundos do Hotel Nacional de Brasília, em nível inferior
Acesso de serviço ao Hotel Nacional, em nível inferior, a partir da via S-2, visto do sul em 5-Jan-2004.
A passarela metálica é relativamente recente.

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