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Agenda do Samba e Choro
Vista aérea do Eixo Rodoviário Sul de Brasília: Eixão,  Eixo leste, Eixo oeste
Início do Eixo Rodoviário sul, a partir da Rodoviária. Foto: 9-Set-2003 (inverno / winter).

  

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Calçadas, ruas e avenidas de Brasília
Eixo Rodoviário

Flavio R. Cavalcanti

O Eixo Rodoviário é a principal via de acesso à cidade, do sul e do norte, planejada para oferecer rapidez e, ao mesmo tempo, harmonizar-se com a tranqüilidade dos setores residenciais — Asa Sul, Asa Norte — que corta ao longo de cerca de 14 km.

A arborização amortece o ruído e a poluição, proporcionando às quadras residenciais um ambiente bucólico (nas palavras de Lúcio Costa), com a comodidade de uma avenida ampla e desimpedida.

  • Na Asa Sul, o gramado oeste do Eixo foi utilizado para o túnel do Metrô.

Eixão

A pista central ("Eixão") tem três faixas de rodagem em cada sentido, sem semáforos ou faixas de pedestres, com limite de velocidade fixado em 80 km/h (via principal). — A velocidade é reduzida na travessia da Rodoviária, no centro da cidade.

    Mapa de localização do Eixo Rodoviário de Brasília

Acessos às pistas laterais ("Eixinhos") permitem que o motorista deixe a pista de alta velocidade já nas proximidades do ponto de destino.

O trânsito no Eixão é proibido aos caminhões. O trânsito de ônibus é reduzido, mas acontece.

Aos domingos e feriados é fechado ao trânsito e reservado ao lazer e práticas esportivas — o "Eixão do Lazer".

Passagem direta para o Aeroporto, o Eixão sul costuma ser tomado pela população para receber seus heróis, ou despedir-se deles.

Eixinhos

Os Eixos leste e oeste são vias secundárias (60 km/h), também desimpedidas, para acesso às vias locais (40 km/h) e quadras residenciais (20 km/h).

São a rota principal dos ônibus das cidades satélites (Distrito Federal) e cidades do Entorno de Brasília (Goiás) que param ou passam pela Plataforma Rodoviária.

Cidades satélites situadas ao sul e oeste, no DF:
— chegada pelo Eixinho leste (entre-quadras 200) e retorno pelo Eixinho oeste (entre-quadras 100)

Cidades de fora do DF situadas na saída sul:
— chegada pelo Eixinho oeste (quadras 100) e saída pelo Eixinho leste (quadras 200) — só Asa Sul

Cidades satélites situadas ao norte, no DF:
— chegada pelo eixinho oeste (quadras 100) e saída pelo Eixinho leste (quadras 200)

Travessia

A travessia de veículos entre as ruas de comércio local a leste e oeste do Eixo Rodoviário, se faz em nível inferior.

A travessia de pedestres também se faz — ou deveria — em nível inferior.

Na Asa Sul, a Galeria dos Estados e a Estação 114 do Metrô oferecem condições bem melhores, para o pedestre, do que as tradicionais passagens estreitas.


Referências
3 - E houve o propósito de aplicar princípios francos da técnica rodoviária — inclusive a eliminação dos cruzamentos — à técnica urbanística, conferindo-se ao eixo arqueado, correspondente às vias naturais de acesso, a função circulatória tronco, com pistas centrais de velocidade e pistas laterais para o tráfego local e dispondo-se ao longo desse eixo o grosso dos setores residenciais (fig. 3).
                                                 Lúcio Costa, Relatório do Plano Piloto de Brasília

Eixo Rodoviário
Vias transversais | Corredores leste-oeste | Calçadão, passarelas e acesso | Metrô | Galeria dos Estados | Cebolão Sul | Cebolão Norte
   

Ferreosfera

  

  
Vista do Eixão norte, ao nível do asfalto
Eixo Norte, ao aproximar-se do centro, vendo-se à frente prédios do Setor Bancário Norte, 12-Dez-2003 (primavera / spring).
Vista do Eixão norte em perspectiva, destacando as ondulações do relevo da Asa Norte
Entrada Norte, vendo-se embaixo a ponte do Bragueto (a mais antiga) sobre uma extremidade do lago Paranoá,
1°-Abr-2003 (outono / autumn).
Vias e Calçadas - a trama viária
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Vias de Brasília e Distrito Federal
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Vias e Setores do Plano Piloto de Brasília
Água Mineral EPIA N5 Eixo
Rodo-
viário
N5 L4
Norte

















L4
Sul
Av.
Nações
Clubes Lago
Noroeste Camping 916
a
902
W4
e
W5
716
a
702
W3
e
W3½
516
a
502
W2 316
a
302
W1 116
a
102
216
a
202
L1 416
a
402
L2 612
a
602
Campus
da UnB
SMU

SAAN
SRTVN SMHN - Hospitais SMHN SBN / SAN N4
N-3 N-3 N3 Embaixadas
  EPAA SCN SCN - Comercial Norte SBN / SAN
SMU Autódromo
Esportes

GDF
N2     N2 — Via de serviço Plata-
forma
Rodo-
viária

e
Estação
Central
do
Metrô
N2 N2
  SHN - Hotéis SHN - Hotéis   SDN
(CNB)
Cultural Norte Ministérios Planalto
N1 — Eixo Monumental N1 — Eixo Monumental
Ferro-viária Cruzeiro | Memorial | Buriti | Convenções | Torre TV | Fontes Esplanada            Congresso    
Estrutural S1 — Eixo Monumental S1 — Eixo Monumental
SIA Câmara
e
SIG



Cruzeiro

Sudoeste

Octogonal
EPIG TJDFT
SIG
S2 SHS - Hotéis W3 SHS - Hotéis   SDS
(Conic)
Cultural Sul L2 Ministérios STF
Parque
da
Cidade
    S2 — Via de serviço S2 S2
901
a
916
W4
e
W5
SCS SCS - Comercial Sul Eixo
Rodo-
viário
SBS   SAS 601
a
616
Embaixadas
S3 S3 S3
SRTVS SMHS - Setor Médico Hospitalar SBS L1 SAS
Campo da Esperança 702
a
716
502
a
516
W2 302
a
316
W1 102
a
116
202
a
216
402
a
416
S4 - ligação Av. das Nações (L4) - Setor Policial Sul S4 - ligação Av. das Nações - Setor Policial
Asa Norte | Centro | Asa Sul
Este menu é uma apresentação esquemática, apenas para dar uma idéia geral. Está fora de escala, distorcido, incompleto, e contém várias inexatidões.
Consulte os mapas de cada Via ou Setor, para uma visão mais correta.
Estradas Parque do DF
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