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Agenda do Samba e Choro
Espaços laterais do Setor Comercial Sul - parte baixa
Espaços que pareciam exagerados, nos anos 60, hoje são insuficientes. À direita, fila de prédios de 6 pavimentos da Quadra 4.
Em frente, os prédios de 2 pavimentos da Quadra 3, com sua via de serviço a partir da S-2. À esquerda, o prédio vertical
da Telebrás / Telebrasília, no que seria o espaço lateral das Quadras 2 e 3, em 5-Jan-2004.

Metrô DF

Estações

  • 6h a 23h30 - Segunda a Sábado
  • 7h a 19h - Domingos e Feriados

Intervalos entre os trens

  • 3min30 a 14min - conforme o dia, horário e estação

Tarifas

  • Segunda a Sexta - R$ 3,00
  • Sábados, Domingos e Feriados - R$ 2,00
  • Estudante - Passe Livre

Achados e perdidos

Trens turísticos

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Trem ecoturístico da Mata Atlântica
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São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

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Cruzeiro do Sul
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Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
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Ferreoclipping

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Bibliografia
braziliense

Conterrâneos Velhos de Guerra - roteiro e crítica - 7 Nov. 2014

Como se faz um presidente: a campanha de JK - 21 Ago. 2014

Sonho e razão: Lucas Lopes, o planejador de JK - 15 Ago. 2014

Brasília: o mito na trajetória da Nação - 9 Ago. 2014

Luiz Cruls: o homem que marcou o lugar - 30 Jul. 2014

Quanto custou Brasília - 25 Set. 2013

JK: Memorial do Exílio - 23 Set. 2013

A questão da capital: marítima ou no interior?

No tempo da GEB

Brasília: a construção da nacionalidade

Brasília: história de uma ideia

   

Setor Comercial Sul - parte baixa
Espaços laterais

Flavio R. Cavalcanti - 2004

A planta da parte baixa do SCS indica a intenção de aglomerar os conjuntos relativamente baixos das Quadras 2 a 6 — cada um com prédios unidos por galerias térreas dotadas de lojas — tornando ameno o trânsito do pedestre.

Espaços internos formam praças de fraca interação com as vias de superfície — estas não se destinam ao trânsito de passagem (nos anos 60, não atingiam a S-2); e as vias de serviço passam em nível inferior.

Para o estacionamento de automóveis, foram reservadas áreas (arborizadas) externas ao núcleo de edificações, formando uma "cortina verde" (como a orla das quadras residenciais) e mantendo afastado o tráfego externo ao setor.

   

Acompanhe

  
Agenda do Samba e Choro
Mapa esquemático do Setor Comercial Sul (parte baixa) com as vias e calçadas para pedestres Via W-3 Via S-2 Via S-3 Galeria dos Estados Metrô - Estação Galeria
As quadras 3 a 6 apresentam amplos espaços laterais. O mesmo não acontece com a Quadra 1, cujo espaço livre está em
nível rebaixado, junto ao Eixo Rodoviário. Na Quadra 2, quatro prédios verticais ocuparam o espaço nas duas cabeceiras.

Ficou fora desse projeto urbanístico a Quadra 1, destinada a prédios verticais já no início dos anos 60, e sem via de serviço em nível inferior. O espaço externo, a leste, fica em nível rebaixado, o que permitiu acesso direto às garagens subterrâneas de alguns prédios daquele lado; mas exigiu escadas para acesso aos térreos. Na segunda fileira de prédios — acessíveis pela via superior — foram intercalados pequenos estacionamentos, onde se encontram as rampas de acesso às garagens subterrâneas.

Em algum momento, a idéia avançou para a construção de mais 4 prédios verticais nas cabeceiras da Quadra 2, que assim ficou sem espaços laterais de estacionamento: Bradesco e Palácio do Comércio, na extremidade sul; Oscar Niemeyer e Telebrás / Telebrasília ao norte.

Um quinto prédio vertical (Embratel) foi construído no espaço lateral ao norte da Quadra 5, junto à S-2.

   

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas
Via de serviço entre as Quadras 1 e 2 do Setor Comercial Sul
Acesso entre a Quadra 1, com seus mini-estacionamentos (à esquerda), e a Quadra 2, à direita: galeria enquadrada
entre o ed. Oscar Niemeyer (em primeiro plano) e o ed. Bradesco (ao fundo), 11-Mar-2004.
Rampa de acesso à via de serviço da Quadra 1 do Setor Comercial Sul
O edifício Oscar Niemeyer (em frente) e o prédio da Telebrás / Telebrasília (terraço à direita) não se enquadraram
na urbanização original do SCS, ocupando um espaço que nas quadras acima foi mantido livre. Os prédios verticais
da Quadra 1 (à esquerda) simplesmente não têm via de serviço em nível inferior, e suas garagens têm acesso
em rampa pelos estacionamentos da via superior — que, talvez por isso, foi a primeira a "exigir"
interligação (rampa em "L") com a S-2. Foto: 5-Jan-2004.
  
  
Vias e Setores do Plano Piloto de Brasília
Água Mineral EPIA N5 Eixo
Rodo-
viário
N5 L4
Norte

















L4
Sul
Av.
Nações
Clubes Lago
Noroeste Camping 916
a
902
W4
e
W5
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a
702
W3
e
W3½
516
a
502
W2 316
a
302
W1 116
a
102
216
a
202
L1 416
a
402
L2 612
a
602
Campus
da UnB
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SRTVN SMHN - Hospitais SMHN SBN / SAN N4
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Esportes

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a
916
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W5
SCS SCS - Comercial Sul Eixo
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Embaixadas
S3 S3 S3
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a
716
502
a
516
W2 302
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316
W1 102
a
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202
a
216
402
a
416
S4 - ligação Av. das Nações (L4) - Setor Policial Sul S4 - ligação Av. das Nações - Setor Policial
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Consulte os mapas de cada Via ou Setor, para uma visão mais correta.
     

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