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Agenda do Samba e Choro
Conjunto de viadutos e acessos rodoviários da via de ligação leste-oeste do final da Asa Sul
Distribuição do tráfego no cruzamento do Eixo Rodoviário com a S-4 (em nível inferior)
[GoogleEarth: imagens de satélite de 7 Out. 2008]
Metrô - Estação Asa Sul Terminal de ônibus da Asa Sul Metrô - Túnel da Asa Sul

Bibliografia
braziliense

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Como se faz um presidente: a campanha de JK - 21 Ago. 2014

Brasília: o mito na trajetória da Nação - 9 Ago. 2014

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Quanto custou Brasília - 25 Set. 2013

  

   

Calçadas, ruas e avenidas de Brasília
Ligação Av. das Nações - Octogonal

Flavio R. Cavalcanti

A via de ligação leste-oeste do final da Asa Sul atravessa por baixo do Eixo Rodoviário, conectando-se a ele por um trevo completo, com um conjunto de viadutos e alças complementares, interligando as vias EPIG, W-5, W-3, L-2 e avenida das Nações (L-4 Sul).

Mapa de localização da via de ligação da Avenida das Nações ao Setor Policial Sul e Estrada Parque Indústrias Gráficas, diante da Octogonal

Organiza e distribui todo o tráfego do / para o final da Asa Sul.

A oeste do Eixo Rodoviário percorre o Setor Policial Sul, que dá nome ao trecho.

A maior parte dos viadutos e conexões datam do período presidente Geisel / governador Elmo Serejo (1974-1979), quando Brasília chegou a ter 57 grandes obras públicas em andamento simultâneo.

Oficialmente, não é conhecida como "S-4" — embora constitua a quarta via de ligação direta entre os setores leste e oeste do lado sul da cidade.

O trecho a oeste do Eixo Rodoviário tem a denominação oficial de Estrada Parque Polícia Militar, com a sigla meio estranha de ESPM — e não "EPPM" como seria de se esperar, talvez para evitar confusão com a EPPN, Estrada Parque Península Norte, nas comunicações por rádio.

Já o trecho a leste do Eixo Rodoviário chama-se "L-4 Norte", embora esta — com seu alter nome de Avenida das Nações — prossiga normalmente (sem quebra de alinhamento), em direção ao trevo de acesso à Estrada Parque Aeroporto (EPAR), por onde chegam e partem os diplomatas.

Essa dicotomia da (hipotética) "S-4" talvez se deva à conformação original, seccionada ao meio pelo Eixo Rodoviário, antes da construção dos viadutos para travessia inferior direta.

   

  

Ferreoclipping

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Viadutos e acessos do final da Asa Sul de Brasília e localização da Estação Asa Sul do Metrô DF
Trecho da S4 nas proximidades do Eixo Rodoviário. À esquerda, embaixo, a Estação Asa Sul do Metrô, com o Terminal Integração
(ônibus). Futuramente, haverá no local também a conexão com o VLT.
[GoogleEarth: imagens de satélite de 7 Out. 2008] Metrô - Estação Asa Sul Terminal de ônibus da Asa Sul Metrô - Túnel da Asa Sul
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W3
e
W3½
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a
502
W2 316
a
302
W1 116
a
102
216
a
202
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a
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a
602
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