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Ferrovia Pirapora - Brasília - EFCB
O avanço dos trilhos: 1946-1954

Flavio R. Cavalcanti - Nov. 2013

Dois textos de Délio Moreira de Araújo indicam que, no imediato pós-guerra, o presidente (1946-1951) Dutra determinou a retomada do projeto da Transbrasiliana — o prolongamento da Central do Brasil, de Pirapora (MG) até Belém (PA).

Texto 1

194...- O presidente Eurico Gaspar Dutra lança as obras da extensão da E.F. Central do Brasil, a partir de Buritizeiro, em frente a Pirapora, MG. A E.F.C.B. deveria chegar a Belém do Pará. No entanto, se a terraplanagem avançou pelo cerrado do noroeste de Minas Gerais, os trilhos nunca foram lançados. As obras executadas, inclusive a locação da linha, locação que chegara até Goiás, se perderam totalmente.

  • [aparentemente:] Délio Moreira de Araújo. Cronologia sumária da ocupação da região dos cerrados. in A estrutura dos transportes na área dos cerrados brasileiros. Copyright © 2001 UCG - Universidade Católica de Goiás - Brasil

Texto 2

A ligação Pirapora-Brasília, embora sublinhada em vários dos planos federais de viação, está destituída de relevância econômica, ainda que considerada dentro de perspectivas de médio prazo. Esta linha aproveitaria parte do proposto tronco Pirapora-Belém do Pará, cujos últimos estudos datam do período governamental do presidente Eurico Gaspar Dutra. Este presidente ordenou mesmo o reinício das obras, interrompidas a partir de Buritizeiro, ponto final da EF Central do Brasil, a 2 quilômetros além de Pirapora, após cruzar a ponte sobre o rio São Francisco. 2.650 quilômetros deveriam interpor-se entre as duas pontas dos trilhos (mapa 12).

  • Délio Moreira de Araújo. A bitola métrica no sistema ferroviário brasileiro: tentativa de caracterização econômico-qualitativa. Faculdade de Ciências Econômicas - Universidade Católica de Goiás - Datilogr., Maio de 1970 (Tese de Doutoramento)
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Prolongamento da Central do Brasil
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