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Ferrovia Pirapora - Brasília -
EFCB
O avanço dos trilhos: 1946-1954
Flavio R. Cavalcanti - Nov. 2013
Dois textos de Délio Moreira de Araújo indicam que, no
imediato pós-guerra, o presidente (1946-1951) Dutra determinou
a retomada do projeto da Transbrasiliana — o prolongamento da Central
do Brasil, de Pirapora (MG) até Belém (PA).
Texto 1
194...- O presidente Eurico Gaspar Dutra lança
as obras da extensão da E.F. Central do Brasil, a partir de Buritizeiro,
em frente a Pirapora, MG. A E.F.C.B. deveria chegar a Belém do
Pará. No entanto, se a terraplanagem avançou pelo cerrado
do noroeste de Minas Gerais, os trilhos nunca foram lançados. As
obras executadas, inclusive a locação da linha, locação
que chegara até Goiás, se perderam totalmente.
- [aparentemente:] Délio
Moreira de Araújo. Cronologia sumária da ocupação
da região dos cerrados. in A estrutura dos transportes na área
dos cerrados brasileiros. Copyright © 2001 UCG - Universidade Católica
de Goiás - Brasil
Texto 2
A ligação Pirapora-Brasília, embora
sublinhada em vários dos planos federais de viação,
está destituída de relevância econômica, ainda
que considerada dentro de perspectivas de médio prazo. Esta linha
aproveitaria parte do proposto tronco Pirapora-Belém do Pará,
cujos últimos estudos datam do período governamental do
presidente Eurico Gaspar Dutra. Este presidente ordenou mesmo o reinício
das obras, interrompidas a partir de Buritizeiro, ponto final da EF Central
do Brasil, a 2 quilômetros além de Pirapora, após
cruzar a ponte sobre o rio São Francisco. 2.650 quilômetros
deveriam interpor-se entre as duas pontas dos trilhos (mapa 12).
- Délio Moreira
de Araújo. A bitola métrica no sistema ferroviário
brasileiro: tentativa de caracterização econômico-qualitativa.
Faculdade de Ciências Econômicas - Universidade Católica
de Goiás - Datilogr., Maio de 1970 (Tese de Doutoramento)
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