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RMV
[histórico muito chocho das diversas ferrovias originais; intervenção federal (só em) 1918 para agrupar em duas (EFOM e RVSM); reunião total em 1931]

A ligação com Goiás

Há poucos anos que a Rede Mineira efetivou a ligação de suas linhas com as da EF Goiás. O fato concretizava uma idéia antiga, posteriormente prevista pelo Plano Geral de Viação, de estabelecer as condições de comunicação entre o planalto central e o litoral, no porto de Angra dos Reis. Para sua realização, duas tarefas se completaram. Uma, descendo a Goiás de Catalão até Ouvidor; outra, subindo a Rede Mineira de Patrocínio para essa mesma cidade. A primeira, realizara-se há tempos; a segunda, com 181 km de extensão, vinha progredindo vagarosamente, pois que sofrera várias interrupções desde quando fôra iniciada em 1931.

Em 1937, as linhas atingiram Monte Carmelo, distante 94 quilômetros e, como serviço de maior monta, a construção da grande ponte das Perdizes, atravessando o rio Paranaíba, na divisa dos dois Estados, toda em concreto e com dois arcos de 56 m cada um. A obra, porém, só foi terminada em 1942, sob a direção do engº Demerval Pimenta.

A vantagem dessa ligação foi extraordinariamente grande e dispensa ser especificada. Basta dizer que a cidade de Ouvidor, terminal da EF Goiás, ficou a 1.084 km do porto de Angra dos Reis e a 774 km de Belo Horizonte. O noturno que sai diariamente às 16h da capital mineira prossegue até Goiandira, já no trecho da EF Goiás, onde chega após um percurso de 30 horas. As mercadorias para Belo Horizonte não mais sofrerão baldeação e os trens cargueiros para Belo Horizonte ou para Angra dos Reis também são diretos, sem os estorvos de armazenamentos, despesas de braçagem e delongas de espera.

A Rede Mineira de Viação, que tinha em tráfego a extensão de 3.891,219 km, passou a contar, naquela data, com a quilometragem total de 4.023,797 km, continuando a ser a via férrea de maior extensão quilométrica do Brasil.

   

Estradas de Ferro do Brasil 1945
Suplemento anual da
Revista Ferroviária
Rio de Janeiro

EF Goiás

Sede administrativa Araguari, MG
Sistema de tração Vapor
Extensão quilométrica 392
Bitola 1,00 m
Propriedade Governo federal

A ligação ferroviária de Goiânia alterou o Plano Geral de Viação

Na mesma edição

Prolongamentos necessários para atender ao desenvolvimento das zonas servidas pela Central do Brasil

Rede Mineira de Viação

Um pouco de história ferroviária / Formação de uma rede

Referências

Brasília nos planos ferroviários (DF)
Ferrovias concedidas do plano de 1890 | EF Tocantins | Cia. Mogiana | Ferrovia Angra-Catalão | EF Goiás | Ferrovia Santos - Brasília
O prolongamento da Estrada de Ferro Central do Brasil | A ferrovia da Cia. Paulista | Ferrovias para o Planalto Central | Documentação
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