|
|
Calçadas, ruas e avenidas de Brasília
|
|
As CLS "100" e "200" são vias locais (40 km/h) de acesso às quadras residenciais, com uma faixa de rodagem em cada sentido.
Conectam-se por baixo das pistas do Eixo Rodoviário, ligando trechos da L-1 (primeira a leste do Eixo) a trechos da W-1 (primeira a oeste).
A cada uma, está associada uma passagem de pedestres por baixo do Eixo Rodoviário e paradas de ônibus nos Eixos laterais leste e oeste.
São ladeadas de pequenas lojas para o comércio do dia-a-dia — padaria, farmácia, armarinho, frutaria, papelaria, lanchonete, bar, self-service etc.
De cada lado da rua, o comércio situa-se no gramado de uma quadra residencial (SQS), permitindo o acesso a pé, sem travessia. Para atingir o comércio do lado oposto, praticamente todas essas vias dispõem de semáforo, acionado pelo próprio pedestre.
Os endereços das lojas referem-se à quadra residencial de cada lado da rua (substituindo "SQS" por "CLS"), e os conjuntos ("blocos") são designados de "A" até "C" ou "D", a começar do mais próximo ao Eixo Rodoviário.
Na Asa Sul, foi seguido o projeto original — lojas enfileiradas, com frente para o gramado das quadras e fundos para a rua. Hoje praticamente todas voltam-se para a rua, gerando um aspecto de "beco" no lado interno das quadras. Têm gabarito de 2 andares (+subterrâneo), sendo o subterrâneo e a sobreloja partes integrantes de cada loja. A largura das lojas depende de quantos módulos foram utilizados pelo construtor, havendo casos de uma loja (prédio) ocupar todo um conjunto (bloco), como a agência da CEF na CLS 107.
Ferreosfera |
Byteria |
|
Vias e Setores do Plano Piloto de Brasília | |||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Água Mineral | EPIA | N5 | Eixo Rodo- viário |
N5 | L4 Norte L4 Sul Av. Nações |
Clubes | Lago | ||||||||||||||||||
Noroeste | Camping | 916 a 902 |
W4 e W5 |
716 a 702 |
W3 e W3½ |
516 a 502 |
W2 | 316 a 302 |
W1 | 116 a 102 |
216 a 202 |
L1 | 416 a 402 |
L2 | 612 a 602 |
Campus da UnB |
|||||||||
SMU SAAN |
SRTVN | SMHN - Hospitais | SMHN | SBN / SAN | N4 | ||||||||||||||||||||
N-3 | N-3 | N3 | Embaixadas | ||||||||||||||||||||||
EPAA | SCN | SCN - Comercial Norte | SBN / SAN | ||||||||||||||||||||||
SMU | Autódromo Esportes GDF |
N2 | N2 — Via de serviço | Plata- forma Rodo- viária e Estação Central do Metrô |
N2 | N2 | |||||||||||||||||||
SHN - Hotéis | SHN - Hotéis | SDN (CNB) |
Cultural Norte | Ministérios | Planalto | ||||||||||||||||||||
N1 — Eixo Monumental | N1 — Eixo Monumental | ||||||||||||||||||||||||
Ferro-viária | Cruzeiro | Memorial | Buriti | Convenções | Torre TV | Fontes | Esplanada Congresso | |||||||||||||||||||||||
Estrutural | S1 — Eixo Monumental | S1 — Eixo Monumental | |||||||||||||||||||||||
SIA | Câmara e SIG Cruzeiro Sudoeste Octogonal |
EPIG | TJDFT SIG |
S2 | SHS - Hotéis | W3 | SHS - Hotéis | SDS (Conic) |
Cultural Sul | L2 | Ministérios | STF | |||||||||||||
Parque da Cidade |
S2 — Via de serviço | S2 | S2 | ||||||||||||||||||||||
901 a 916 |
W4 e W5 |
SCS | SCS - Comercial Sul | Eixo Rodo- viário |
SBS | SAS | 601 a 616 |
Embaixadas | |||||||||||||||||
S3 | S3 | S3 | |||||||||||||||||||||||
SRTVS | SMHS - Setor Médico Hospitalar | SBS | L1 | SAS | |||||||||||||||||||||
Campo da Esperança | 702 a 716 |
502 a 516 |
W2 | 302 a 316 |
W1 | 102 a 116 |
202 a 216 |
402 a 416 |
|||||||||||||||||
S4 - ligação Av. das Nações (L4) - Setor Policial Sul | S4 - ligação Av. das Nações - Setor Policial | ||||||||||||||||||||||||
Asa
Norte | Centro | Asa
Sul Este menu é uma apresentação esquemática, apenas para dar uma idéia geral. Está fora de escala, distorcido, incompleto, e contém várias inexatidões. Consulte os mapas de cada Via ou Setor, para uma visão mais correta. |
|
|
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |