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Metrô DF
Achados e perdidos
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Calçadas, ruas e avenidas de Brasília
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Durante anos a pista central (Eixão) permaneceu desconectada das pistas laterais ao longo da Asa Sul. Mesmo a transversal ao final do Eixo Rodoviário — inicialmente com poucos viadutos — oferecia fraca conexão. Em conseqüência, o Eixão apresentava pouca utilidade prática — exceto como ligação expressa entre o centro e a saída sul —, e trânsito rarefeito. A sétima faixa de rodagem (hoje canteiro / acostamento central) era percorrida em alta velocidade por autoridades, com ou sem batedores, indo e vindo do Aeroporto.
O trânsito concentrava-se nas pistas laterais (únicas com acesso às quadras), na W-3 Sul (cujo comércio era fundamental) e na L-2 Sul.
A via S-3 permanecia interrompida pelo Eixo Rodoviário.
Cada ala do Eixo Rodoviário-Residencial deveria estar articulada às vias locais, paralelas, em três pontos, a fim de permitir o necessário entrosamento do sistema. Com uma única exceção, tal não se fez. A pista central continua praticamente isolada e vazia, resultando daí sobrecarga nas vias locais e principalmente na via W-3, tanto mais assim porquanto não existindo ainda o centro da cidade, que agora vai aos poucos surgindo ao longo da Plataforma Rodoviária, o comércio e a atividade urbana concentram-se indevidamente ali, atribuindo-se, em conseqüência, a essa via secundária uma valorização e falsa importância que deverá perder na medida em que a atividade urbana principal se deslocar e o verdadeiro centro da cidade se impuser.
Lúcio Costa, carta ao senador Cattete Pinheiro,
presidente da Comissão do DF, 21-VI-71
O "cebolão" de acessos e retornos entre o Setor Bancário e o Setor Comercial Sul, que data do governo JK, tinha portanto função fundamental na distribuição do tráfego — última possibilidade de escolher uma das vias laterais, leste ou oeste, antes de seguir ao longo da Asa Sul.
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Em meados dos anos 70, o "cebolão" havia se tornado um grande engarrafamento nos horários de pico.
As intervenções aplicadas no conjunto do Eixo Rodoviário foram:
Eliminação dos retornos à esquerda nos eixos laterais, tornando contínuo o canteiro de separação mão / contra-mão.
Abertura de todas as passagens rodoviárias por baixo do Eixo central — inicialmente existiam apenas de 4 em 4 quadras.
Duplicação das tesourinhas, deslocando as alças para junto dos prédios residenciais. Alargamento dos viadutos para quatro faixas em cada mão (2 faixas de rodagem + 2 acostamentos).
Abertura de retornos de ligação entre o Eixo central e os eixos laterais. Prolongamento dos acostamentos para preservar as duas faixas de rodagem em cada mão.
Desativação dos pontos de ônibus junto às alças de acesso às quadras. Implantação dos pontos tríplices nas entre-quadras. Aumento da extensão e reforço das baias (acostamentos) para ônibus, liberando as faixas de rodagem.
A parte mais onerosa dessas alterações ocorreu no período presidente Geisel / governador Elmo Serejo (1974-1979), quando a cidade chegou a ter mais de 50 grandes obras em andamento simultâneo. A W-3 Sul finalmente recebeu a sinalização sincronizada reclamada por Lúcio Costa — para desestimular seu uso como via de velocidade.
Algumas alterações, porém, datam de pouco antes, quando o governo Médici (1969-1974) tornou definitiva — e intensificou — a mudança do governo para a cidade. Em 1973, Lúcio Costa já não reclama da desarticulação entre as pistas centrais e laterais do Eixo.
Já o período Figueiredo / governador Lamaison (1979-1984), à míngua de recursos, marcou-se pelas soluções mais simples e econômicas.
São desta época — ou posteriores — os retornos que ligam a pista central às laterais, de 2 em 2 quadras. Se Lúcio Costa reclamava a construção de 3 conexões completas em cada ala do Eixo Rodoviário, abriíram-se nada menos do que 8.
Bibliografia
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Bibliografia
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Vias e Setores do Plano Piloto de Brasília | |||||||||||||||||||||||||
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Água Mineral | EPIA | N5 | Eixo Rodo- viário |
N5 | L4 Norte L4 Sul Av. Nações |
Clubes | Lago | ||||||||||||||||||
Noroeste | Camping | 916 a 902 |
W4 e W5 |
716 a 702 |
W3 e W3½ |
516 a 502 |
W2 | 316 a 302 |
W1 | 116 a 102 |
216 a 202 |
L1 | 416 a 402 |
L2 | 612 a 602 |
Campus da UnB |
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SMU SAAN |
SRTVN | SMHN - Hospitais | SMHN | SBN / SAN | N4 | ||||||||||||||||||||
N-3 | N-3 | N3 | Embaixadas | ||||||||||||||||||||||
EPAA | SCN | SCN - Comercial Norte | SBN / SAN | ||||||||||||||||||||||
SMU | Autódromo Esportes GDF |
N2 | N2 — Via de serviço | Plata- forma Rodo- viária e Estação Central do Metrô |
N2 | N2 | |||||||||||||||||||
SHN - Hotéis | SHN - Hotéis | SDN (CNB) |
Cultural Norte | Ministérios | Planalto | ||||||||||||||||||||
N1 — Eixo Monumental | N1 — Eixo Monumental | ||||||||||||||||||||||||
Ferro-viária | Cruzeiro | Memorial | Buriti | Convenções | Torre TV | Fontes | Esplanada Congresso | |||||||||||||||||||||||
Estrutural | S1 — Eixo Monumental | S1 — Eixo Monumental | |||||||||||||||||||||||
SIA | Câmara e SIG Cruzeiro Sudoeste Octogonal |
EPIG | TJDFT SIG |
S2 | SHS - Hotéis | W3 | SHS - Hotéis | SDS (Conic) |
Cultural Sul | L2 | Ministérios | STF | |||||||||||||
Parque da Cidade |
S2 — Via de serviço | S2 | S2 | ||||||||||||||||||||||
901 a 916 |
W4 e W5 |
SCS | SCS - Comercial Sul | Eixo Rodo- viário |
SBS | SAS | 601 a 616 |
Embaixadas | |||||||||||||||||
S3 | S3 | S3 | |||||||||||||||||||||||
SRTVS | SMHS - Setor Médico Hospitalar | SBS | L1 | SAS | |||||||||||||||||||||
Campo da Esperança | 702 a 716 |
502 a 516 |
W2 | 302 a 316 |
W1 | 102 a 116 |
202 a 216 |
402 a 416 |
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S4 - ligação Av. das Nações (L4) - Setor Policial Sul | S4 - ligação Av. das Nações - Setor Policial | ||||||||||||||||||||||||
Asa
Norte | Centro | Asa
Sul Este menu é uma apresentação esquemática, apenas para dar uma idéia geral. Está fora de escala, distorcido, incompleto, e contém várias inexatidões. Consulte os mapas de cada Via ou Setor, para uma visão mais correta. |
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