|
Metrô DF
Achados e perdidos
|
Calçadas, ruas e avenidas de Brasília
|
|
|
Passagens subterrâneas eram parte fundamental do projeto de Lúcio Costa, de levar a moderna auto-estrada até o coração da cidade. Pelas passagens, o pedestre percorreria todos os setores, sem confronto com o trânsito veloz. O detalhamento do plano, porém, talvez não tenha sido adequado.
A população de Brasília jamais gostou das passagens estreitas por baixo do Eixo Rodoviário — em especial, à noite. Enquanto o trânsito permitiu, a maioria considerou menos arriscado disputar espaço entre os carros.
Quando foram duplicadas as "tesourinhas" das pistas laterais — e as "alças" invadiram a orla arborizada no canto das quadras —, o acesso às passarelas deixou de ser feito em linha reta. As escadas foram refeitas, criando uma esquina subterrânea, rica em surpresas.
Para apenas oito passagens, em décadas, raras vezes houve disponibilidade de policiamento. Iluminação era instalada, não durava. O fedor assustava. O descaso da autoridade desestimulava o uso pela população; e a ausência de outros pedestres dissuadia até os teimosos.
Isso, na Asa Sul — onde até alambrados e plantas espinhosas foram usados para impedir o pedestre de enfrentar as pistas do Eixo Rodoviário.
|
Na Asa Norte, inicialmente deserta, as passagens foram entupidas para evitar a moradia de mendigos. Só foram refeitas 40 anos depois da inauguração da cidade.
As novas passarelas da Asa Norte também têm acesso em ângulo de 90 graus — apenas, além de escadas, dispõem de rampa.
As oito passarelas da Asa Sul e as oito da Asa Norte — a intervalos de 800 metros — são insuficientes para as 60 calçadas leste-oeste.
Na Asa Sul, um fato agravou a situação — e outro, acena com um avanço enorme.
Os pontos de ônibus externos ao Eixo — no gramado das quadras 100 e 200 — foram desativados, e substituídos por pontos tríplices, desencontrados das passarelas e das comerciais locais 100 e 200.
A nova localização fica nas entre-quadras de destinação comunitária — Cine Centro São Francisco (EQS 102/103), Delegacia da Mulher (EQS 204/205), Cine Brasília (EQS 106/107), Clube Unidade de Vizinhança (EQS 108/109), Cine Karim (EQS 110/111), Igreja Universal (EQS 212/213) —, cada uma ladeada por duas calçadas leste-oeste sem travessia subterrânea do Eixo.
É onde param, hoje, a maioria dos ônibus — e onde se concentram as tentativas de travessia entre os veículos.
Mas é, também, onde se alinham — construídas e enterradas — seis estações-fantasmas do Metrô, com as respectivas galerias subterrâneas, acenando com passagens dignas para travessia do Eixo.
Apenas a sétima estação foi concluída, equipada e colocada em uso — a Estação 114 Sul — embora ainda com as lojas desocupadas. Como todas as estações do Metrô DF, conta com guarda própria, vigilância terceirizada e policiamento da PM em todo o horário de funcionamento, das 6h às 20h, de segunda a sexta-feira [2006].
A abertura dessa estação criou um terceiro padrão de parada de ônibus, na EQS 114/115 e na EQS 214/215.
Bibliografia
|
Bibliografia
|
Vias e Setores do Plano Piloto de Brasília | |||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Água Mineral | EPIA | N5 | Eixo Rodo- viário |
N5 | L4 Norte L4 Sul Av. Nações |
Clubes | Lago | ||||||||||||||||||
Noroeste | Camping | 916 a 902 |
W4 e W5 |
716 a 702 |
W3 e W3½ |
516 a 502 |
W2 | 316 a 302 |
W1 | 116 a 102 |
216 a 202 |
L1 | 416 a 402 |
L2 | 612 a 602 |
Campus da UnB |
|||||||||
SMU SAAN |
SRTVN | SMHN - Hospitais | SMHN | SBN / SAN | N4 | ||||||||||||||||||||
N-3 | N-3 | N3 | Embaixadas | ||||||||||||||||||||||
EPAA | SCN | SCN - Comercial Norte | SBN / SAN | ||||||||||||||||||||||
SMU | Autódromo Esportes GDF |
N2 | N2 — Via de serviço | Plata- forma Rodo- viária e Estação Central do Metrô |
N2 | N2 | |||||||||||||||||||
SHN - Hotéis | SHN - Hotéis | SDN (CNB) |
Cultural Norte | Ministérios | Planalto | ||||||||||||||||||||
N1 — Eixo Monumental | N1 — Eixo Monumental | ||||||||||||||||||||||||
Ferro-viária | Cruzeiro | Memorial | Buriti | Convenções | Torre TV | Fontes | Esplanada Congresso | |||||||||||||||||||||||
Estrutural | S1 — Eixo Monumental | S1 — Eixo Monumental | |||||||||||||||||||||||
SIA | Câmara e SIG Cruzeiro Sudoeste Octogonal |
EPIG | TJDFT SIG |
S2 | SHS - Hotéis | W3 | SHS - Hotéis | SDS (Conic) |
Cultural Sul | L2 | Ministérios | STF | |||||||||||||
Parque da Cidade |
S2 — Via de serviço | S2 | S2 | ||||||||||||||||||||||
901 a 916 |
W4 e W5 |
SCS | SCS - Comercial Sul | Eixo Rodo- viário |
SBS | SAS | 601 a 616 |
Embaixadas | |||||||||||||||||
S3 | S3 | S3 | |||||||||||||||||||||||
SRTVS | SMHS - Setor Médico Hospitalar | SBS | L1 | SAS | |||||||||||||||||||||
Campo da Esperança | 702 a 716 |
502 a 516 |
W2 | 302 a 316 |
W1 | 102 a 116 |
202 a 216 |
402 a 416 |
|||||||||||||||||
S4 - ligação Av. das Nações (L4) - Setor Policial Sul | S4 - ligação Av. das Nações - Setor Policial | ||||||||||||||||||||||||
Asa
Norte | Centro | Asa
Sul Este menu é uma apresentação esquemática, apenas para dar uma idéia geral. Está fora de escala, distorcido, incompleto, e contém várias inexatidões. Consulte os mapas de cada Via ou Setor, para uma visão mais correta. |
|
|
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |