Página inicial do site Centro-Oeste
Página inicial da seção Ferrovias do Brasil
  
   
   
Agenda do Samba e Choro
  

Israel Pinheiro, 1956-1958
Os aeroportos de Brasília

xxxxx
19 set.    Sancionada a Lei nº 2.874
24 set.   Criada a Novacap
• nomeados diretores e conselheiros;
• extinta CPCMCF
27 set.   BNDE avaliza construção da hidrelétrica Cachoeira Dourada
30 set.   Novacap publica edital do Concurso do Plano Piloto de Brasília
2 out   JK e ministros visitam local de Brasília
• decidido local do Aeroporto definitivo
• decidido local do Catetinho
4 out.   Empossado Israel Pinheiro na presidência da Novacap
• iniciada abertura do campo de pouso do Catetinho
16 out.   DNER divulga diretriz da rodovia Anápolis-Brasília
17 out.   Imprensa fala do palácio de tábuas projetado por amigos de JK
• liberada verba para EF Goiás estudar prolongamento até Brasília
18 out.   Israel Pinheiro dá entrevista no escritório da Novacap em Luziânia:
• já determinou início do palácio provisório
• já determinou início do Aeroporto definitivo
22 out.   Começa construção do Catetinho
• montada estação transmissora
24 out.   Aeronáutica inspeciona o campo de pouso do Catetinho
25 out. 1956   Instalação do gerador (Tamanini1:183)
27 out.   Numerosos aviões particulares pousam no campo do Catetlinho
28 out. 1956   DC3 PP-PCL Panair com equipamentos de radiofarol etc. (Tamanini)
29 out.   Iniciada instalação do rádio-farol da Panair do Brasil no Catetinho
31 out.   Pousa no Catetinho avião da Varig com:
• dirigentes da Novacap
• engenheiros e topógrafos
• diretora do Museu de Arte Moderna (Rio), Niomar Moniz Sodré
1º nov.  

Israel Pinheiro e Niemeyer escolhem os locais para:
• Palácio presidencial definitivo (Palácio da Alvorada)
• Hotel de Turismo (Brasília Palace Hotel)
Já foram ordenados reparos na rodovia Luziânia-Catetinho
• prefeitura de Anápolis cedeu armazém para materiais de construção
que chegariam pela EF Goiás (Tamanini 1:182)
• cf. Tamanini 1:182, 300+ pessoas (GO, BA, MG) visitam local Bsb

3 nov.   Escolhido local do acampamento da Novacap (Candangolândia?)
• tratores e patrols iniciam limpeza das áreas de construção
• tratores e patrols iniciam abertura de vias de serviço dentro do DF
• data assinalada como início efetivo da construção de Brasília
6 nov.   Terminada construção do Catetinho
• trator de lâmina B.7 inicia construção do Aeroporto definitivo
7 nov.   DNEF anuncia ligações ferroviárias para Brasília:
• EF Goiás
• EF Central do Brasil
• Cia. Paulista de Estradas de Ferro
15 nov. 1956   Data da estação da Panair, cf. Silva:200
1º dez.   Autorizada concorrência para construção e asfalto da Anápolis-Brasília
2 dez.   Oscar Niemeyer conclui projeto e maquete do Palácio da Alvorada
26 dez.   Imprensa noticia que restaurante do Saps e posto do IAPI já funcionam
27 jan. 1957   Visita gov. MG Bias Fortes
2 fev. 1957   Acidente aéreo (1º) - onde?
15 fev. 1957   Visita de senadores
18 fev. 1957   JK cita que na campanha eleitoral candidatos (especialmente ele) discutiram Brasília em todo o país
19 fev. 1957   Visita de deputados da Comissão de Mudança da Capital, da Câmara
28 fev. 1957   Linhas aéreas já funcionando: Loide Aéreo, consórcio Real - Aerovias - Nacional [?], Vasp e Cruzeiro do Sul
• Até Anápolis 2 rotas ferroviárias: via Rio-BH e Rio-SP
8 mar. 1957   Visita do dir. Correio da Manhã, Paulo Bittencourt, e diretora do MAM-Rio, Niomar Moniz Sodré
14 mar. 1957   Visita emb. Ellis O. Briggs, EUA
2 abr. 1957   JK e embaixadores de Portugal e França pousam no Aeroporto definitivo
• JK inaugura rodovia Jataí - Alto Araguaia, totalmente construída em seu governo
30 abr. 1957   Entregue ao tráfego a primeira pista do Aeroporto definitivo
• Real Aerovias inaugura primeira linha aérea regular para Brasília
2 mai. 1957   Viscount presidencial faz o primeiro pouso noturno, à 1h
3 mai. 1957   Primeira missa: 15.000 pessoas
• Inauguração oficial do Aeroporto comercial
• pista de 3.300 m (2.400 prontos); largura: 45 m.
14 mai. 1957   Sayão chega a Belém para discutir com SPVEA a Belém-Brasília
24 mai. 1957   Convênio Novacap - Min. Aer. para pavimentação do Aeroporto
4 jun. 1957   JK sanciona lei autorizando pavimentação BR-56 e BR-14, Santos-Bsb
19 jun. 1957   Relator dep. rejeita projeto de nome "Vera Cruz"
• 15 abr.: Cassiano Ricardo: "sentido brasílico"
21 jun. 1957   Pousa o presidente de Portugal, Craveiro Lopes
22 jun. 1957   Visita min. Fazenda, José Maria Alkmin
24 jun. 1957   primeira visita de Sarah (então, não veio na missa; só as filhas?)
5 jul. 1957   Visita vereadores cariocas
6 jul. 1957   Visita 80 médicos MG e GO - realizam congresso da AMMG
19 jul. 1957   Asfaltados 1.200 m da pista do Aeroporto definitivo / comercial
22 jul. 1957   Vasp inaugura linha regular com aviões Scandia Bsb-BH-SP
30 ago. 1957   Vôo inaugural Rio-BH-Bsb do consórcio Real-Aerovias
• visita 300 repr. indústria, comércio e agricultura (confederações etc.)
31 ago. 1957   visita 150 associados do Tijuca Tênis Clube
• JK inspeciona aeroporto de Goiânia e determina reparos de urgência
7 set. 1957   Lóide Aéreo inaugura linha regular com DC-4, trazendo diretores e convidados
15 set. 1957   visita dos participantes do VII Congresso Nacional de Jornalistas
18 out. 1957   min. Educação, Clovis Salgado, inaugura primeira escola
20 out. 1957   visita alunos Iseb c/ prof. Roland Corbisier
17 nov. 1957   visita prefeito NY, Robert Wagner
5 dez. 1957   pouso de emergência do Super-Convair da linha Miami-Rio, da Real-Aerovias
14 dez. 1957   visita jornalistas paulistas (omiti visitas individuais NYT etc.),
• 50 engenheiros de Curitiba
• prefeitos, vereadores e jornalistas paranaenses
17 dez. 1957   Visita / reunião da turma (1927) de medicina de JK
27 dez. 1957   visita coronel Peter Townsend
28 jan. 1958   visita pres. MAM-NY, William Burden
5 fev. 1958   visita grupo funcionários BB
21 fev. 1958   Pan American pede preparar pista para Boeing 707
9 mar. 1958   soprano Diva Pieranti - concerto beneficiente Pioneiras Sociais
15 mar. 1958   jornalista M. Nahumi, redator-chefe do Al Hamishmar, de Tel-Aviv
18 mar. 1958   grupo de redatores da Reader's Digest
22 mar. 1958   80 membros do Sindicato de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro
27 mar. 1958   min. Aer. entrega 1º avião (Douglas C47) ao destacamento da Base Aérea de Bsb
29 mar. 1958   visita William Irving, vice do Hilton Corp., para estudar local p/ hotel
31 mar. 1958   expedição científica Oxford/Cambridge (em 2 jeeps)
10 abr. 1958   jornalistas ingleses: The Observer e Daily Express
• Rosemary Claire Porter, bisneta de Hipólito
26 abr. 1958   segue para Bsb o destacamento da Base Aérea de Brasília
2 mai. 1958   visita Alfredo Stroessner
• Palácio da Alvorada concluído (cf. o generalíssimo)
• breve descanso no Hotel de Turismo; banquete à noite
11 mai. 1958   visita participantes da Conferência Nacional de Polícia, reunida no Rio
17 mai. 1958   visita núncio apostólico & comitiva; hospeda-se no "palácio do Gama"
• no dia seguinte celebra missa na Ermida (a terceira até então)
21 mai. 1958   Felix von Schumacber, da Revue Munich, tiragem 910 mil (hebdo)
29 mai. 1958   Em vôo experimental pousa avião holandês Fokker-Friendship F27 (turbo-propulsão). JK, autoridades e diplomatas visitam também as obras de Três Marias.
31 mai. 1958   Balanço de maio: 268 pousos, 2.799 desembarques, 2.574 embarques
• operam seis companhias: Vasp, Lóide Aéreo, Cruzeiro do Sul, Real-Aerovias, Paraense e Sadia (as duas últimas em consórcio com a Cruzeiro do Sul).
• Vasp tem 2 vôos diários para BH-SP e BH-Rio e vice-versa
• Lóide tem linha diária para Goiânia-Rio e vice-versa;
• as demais têm linhas diretas, diárias ou alternadas, para Manaus e Belém; e para Salvador, BH, Rio e SP com escalas em cidades do interior da Bahia, MG, GO e SP
1º jun. 1958   visita 44 membros do Instituto Brasileiro de Aeronáutica
8 jun. 1958   visita conselho diretor do Clube de Engenharia, pres. Joppert
9 jun. 1958   visita presidente de Honduras
14 jun. 1958   visita príncipes Mikasa, do Japão
22 jun. 1958   visita engºs e estudantes Univ. Cordoba, Argentina (2 aviões FAB)
26 jun. 1958   visita 20 adidos militares e aeronáuticos (Viscount presidencial)
     
   

As ferrovias na construção de Brasília
As opções em 1956 | Logística | Ferreocap | 1957: Decreto-convênio | 1962: Des-ferreocap
A chegada do trem a Brasília
Um trem para Brasília | O primeiro trem para Brasília
"Trens de luxo para Brasília" | Expresso Brasil Central | Reinauguração do Bandeirante
Ligação Santos-Brasília | Balanço de fim de jornada
Pátio de Brasília será o maior | A nova estação de Brasília
Abastecimento de combustíveis | Variante Pires do Rio e mudança do DNEF
A logística da construção | As ferrovias da Novacap
4ª viagem Experimental de trem para Brasília | Os trens experimentais do GTB
Marcos históricos de Brasília
O Plano Piloto de Lúcio Costa | A escolha do Plano Piloto | O lago de Glaziou
A origem do Catetinho | Vida e morte de Bernardo Sayão
O massacre da Pacheco Fernandes
A logística da mudança | Os trens experimentais | A chegada do trem
A Pedra Fundamental | Missão Cruls | Relatório Cruls
Carta de Formosa | Emenda Lauro Müller
A idéia mudancista | Documentação
  

Busca no site
  
  
Página inicial do site Brasília
Página inicial do site Brasília
Sobre o site Brasília | Contato | Publicidade | Política de privacidade