Relatório Cruls, 1896
Trabalhos realizados

Ronaldo Rogério de Freitas Mourão. Luiz Cruls: notas biográficas
Rio de Janeiro, Animatógrafo / Brasília, Verano Editora, 2003, p. 54-57

Para melhor organização dos trabalhos, tanto do ponto de vista econômico como técnico, as diversas turmas acamparam num ponto central da região demarcada [córrego do Acampamento]. Edificaram-se pequenos ranchos, em número suficiente para ser usados como moradia e guarda de material. Como o local do acampamento estava situado em terreno de propriedade particular, surgiram em setembro de 1894, nos jornais do Rio de Janeiro, protestos, com o receio que o governo da União viesse a se apossar dos terrenos, sem nenhuma indenização aos proprietários. Como chefe da Comissão, Cruls levou ao conhecimento do governo os protestos e declarou sem fundamento as alegações com base no fato que o governo federal só ocuparia os terrenos que não fossem próprios nacionais depois de um prévio acordo e indenização aos proprietários [houve depois um arrastado processo de indenização por derrubada de algumas palmeiras, ou tipo assim].

Nos fins de 1894, um observatório meteorológico foi instalado no acampamento a uma altitude de 1.000 metros, que funcionou realizando observações regulares, às 1, 4, 7, 10, 13, 16, 19, 22 horas, sob a responsabilidade de J. J. de Campos Curado.

Com o fim de estudar as condições de navegabilidade dos rios São Francisco e Araguaia foram enviadas duas turmas. Uma, sob a chefia de Henrique Morize [a turma de Morize havia subido o rio São Francisco], que visava aproveitar a navegação fluvial já existente no rio São Francisco e examinar as condições da região atravessada até Formosa, com o objetivo de desenvolver uma estrada de ferro que ligasse a futura capital à Bahia. Outro, sob a chefia de Antônio Cavalcanti [havia subido o São Francisco na turma de Morize; e a seguir desceu o Araguaia até Belém], levantou as condições de navegabilidade do Araguaia e a conveniência de ligar a futura capital com o Araguaia por intermédio de uma estrada de ferro que passasse pela capital de Goiás.

Em 30 de novembro de 1895, começou o reconhecimento da estrada de Catalão a Cuiabá, pelo engenheiro James João Mellor que determinou a distância entre Catalão e Goiás em 453,5 quilômetros. (...)

   

Relatório da Comissão de Estudos da Nova Capital da União
Typo-lith. Carlos Schmidt, Rio de Janeiro, 1896

2ª Missão Cruls – 1894-1895

Instruções (1894)
Pessoal e itinerários
Trabalhos
Ferrovia Catalão-Cuiabá
Ofício Cruls
O local quase escolhido
Relatório de Glaziou


Ministério da Agricultura

Commissão Exploradora
do Planalto Central do Brasil


1ª Missão Cruls – 1892-1893

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Relatório
Pessoal
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A via Cruls, by Pimentel
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Referências

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