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Bibliografia
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Conterrâneos Velhos de Guerra - roteiro e crítica - 7 Nov. 2014

Como se faz um presidente: a campanha de JK - 21 Ago. 2014

Brasília: o mito na trajetória da Nação - 9 Ago. 2014

Luiz Cruls: o homem que marcou o lugar - 30 Jul. 2014

Quanto custou Brasília - 25 Set. 2013

  

Bibliografia
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Enciclopédia dos municípios brasileiros - 18 Mar. 2015

Grande sertão: veredas - 29 Out. 2014

Itinerário de Riobaldo Tatarana - 27 Out. 2014

Notícia geral da capitania de Goiás em 1783 - 26 Out. 2014

Viagem pela Estrada Real dos Goyazes - 9 Out. 2014

   

Marechal Pessoa, 1954
Carta ao governador de Minas

Marechal José Pessoa, Carta ao governador de Minas Gerais,
dr. Juscelino Kubitschek, em 17 de novembro de 1954
,
in Relatório anual da CLNCF, 1955, p. 18 [cf. AH3:647-648]

Esta carta...

Recebendo do sr. Presidente da República o honroso convite para presidir a Comissão de Localização da Nova Capital Federal, aceitei tal incumbência, com o firme propósito de ajudar a escolher definitivamente o centro de gravitação política do nosso País.

É fato que não podemos subestimar a transcendência do problema, aliás já tão retardado em sua solução, como reconhecer a sua necessidade ao engrandecimento e bem estar do nosso povo.

Se Minas Gerais construiu a sua capital, se o pequeno Goiás levantou também a sua, por que o Brasil não poderá, em sítio saudável, seguro e tranqüilo, erguer a metrópole da unidade nacional?

Inicio, portanto, o meu trabalho, cheio de fé, apelando para a colaboração das autoridades e dos bons cidadãos, para que, juntos, realizemos o notável empreendimento, decisão capaz de mudar o rumo da vida brasileira em todos os seus aspectos.

Para isso, pedi e já obtive a cooperação do sr. Ministro da Guerra, que prometeu mandar sediar um Batalhão de Engenharia do nosso Exército em Pirapora ou Formosa, a fim de acelerar a construção desse trecho ferroviário; também o sr. Ministro da Viação recebeu com muita simpatia essa idéia, prometendo sua decisiva ajuda.

O grande tema exige, para a sua solução, que, primeiramente, seja ligado o planalto central ao litoral do oceano Atlântico e isso já está dependendo primeiramente do citado trecho ferroviário. Quem lançar o olhar para o mapa geográfico notará a importância desse trecho ferroviário, em bitola larga até Belo Horizonte, a fim de servir à futura capital, o qual com o tronco ferroviário paulista-goiano em tráfego, e a rodovia BR-14, de futuro asfaltada, todas pertencentes ao Plano de Viação Nacional, se encarregarão da tarefa propriamente dita da construção e mudança da nova cidade.

É para essa tarefa que encareço a valiosa cooperação do eminente governador de Minas Gerais, isto é, de auxiliar-nos a construir o trecho em questão, o que nos permitirá ir diretamente à região, a fim de escolher o sítio onde será erguida a futura capital, traçar o grandioso projeto da nova urbe e lançar o marco da fundação da futura capital política do Brasil.

Com tais providências, penso que se terá aberto o caminho, e facilitado, aos que vierem atrás, encontrar o roteiro e prosseguir por ele até o término final da grandiosa jornada.

A obra que pedimos a V. Exciª é de caráter eminentemente reprodutiva, como tal imprescindível ao progresso do Brasil e, particularmente, dessa fecunda região mineira, terreno ainda não de todo ganho ao trabalho e à riqueza desse Estado.

A conquista do grande objetivo consagrará, certamente, a civilização brasileira, resolvendo um dos nossos maiores problemas, cuja solução é assaz necessária à grandeza e à segurança da pátria comum.

Mal. José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque

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• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

  

Ferreosfera

  

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