Esta carta... Recebendo do sr. Presidente da República o honroso convite para presidir a Comissão de Localização da Nova Capital Federal, aceitei tal incumbência, com o firme propósito de ajudar a escolher definitivamente o centro de gravitação política do nosso País. É fato que não podemos subestimar a transcendência do problema, aliás já tão retardado em sua solução, como reconhecer a sua necessidade ao engrandecimento e bem estar do nosso povo. Se Minas Gerais construiu a sua capital, se o pequeno Goiás levantou também a sua, por que o Brasil não poderá, em sítio saudável, seguro e tranqüilo, erguer a metrópole da unidade nacional? Inicio, portanto, o meu trabalho, cheio de fé, apelando para a colaboração das autoridades e dos bons cidadãos, para que, juntos, realizemos o notável empreendimento, decisão capaz de mudar o rumo da vida brasileira em todos os seus aspectos. Para isso, pedi e já obtive a cooperação do sr. Ministro da Guerra, que prometeu mandar sediar um Batalhão de Engenharia do nosso Exército em Pirapora ou Formosa, a fim de acelerar a construção desse trecho ferroviário; também o sr. Ministro da Viação recebeu com muita simpatia essa idéia, prometendo sua decisiva ajuda. O grande tema exige, para a sua solução, que, primeiramente, seja ligado o planalto central ao litoral do oceano Atlântico e isso já está dependendo primeiramente do citado trecho ferroviário. Quem lançar o olhar para o mapa geográfico notará a importância desse trecho ferroviário, em bitola larga até Belo Horizonte, a fim de servir à futura capital, o qual com o tronco ferroviário paulista-goiano em tráfego, e a rodovia BR-14, de futuro asfaltada, todas pertencentes ao Plano de Viação Nacional, se encarregarão da tarefa propriamente dita da construção e mudança da nova cidade.
É para essa tarefa que encareço a valiosa cooperação do eminente governador de Minas Gerais, isto é, de auxiliar-nos a construir o trecho em questão, o que nos permitirá ir diretamente à região, a fim de escolher o sítio onde será erguida a futura capital, traçar o grandioso projeto da nova urbe e lançar o marco da fundação da futura capital política do Brasil. Com tais providências, penso que se terá aberto o caminho, e facilitado, aos que vierem atrás, encontrar o roteiro e prosseguir por ele até o término final da grandiosa jornada. A obra que pedimos a V. Exciª é de caráter eminentemente reprodutiva, como tal imprescindível ao progresso do Brasil e, particularmente, dessa fecunda região mineira, terreno ainda não de todo ganho ao trabalho e à riqueza desse Estado. A conquista do grande objetivo consagrará, certamente, a civilização brasileira, resolvendo um dos nossos maiores problemas, cuja solução é assaz necessária à grandeza e à segurança da pátria comum. Mal. José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque
Brasília nos planos ferroviários
(DF)
|
|
|
|
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |