Página inicial do site Brasília
Página inicial do site Brasília
 

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

  

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

  

Referências

Leo Huberman, História da riqueza dos EUA (Nós, o povo), Brasiliense, São Paulo, 1978
Herbert Aptheker - Uma nova história dos Estados Unidos - vol. 2 - A revolução americana - Ed. Civilização Brasileira S/A, Rio de Janeiro, 1969
Richard B. Morris - Documentos básicos da história dos Estados Unidos - Editora Fundo de Cultura, Rio de Janeiro, 1964
William Miller - Nova história dos Estados Unidos - Editora Itatiaia, Belo Horizonte, 1962
Draft of "An ordinance establishing a
Land Office for the United States"

Thomas Jefferson
The Online Library of Liberty
Land Ordinance of 1785
Indiana Historical Bureau
Northwest Ordinance (1787)
18th Century Documents
19th Century Documents
The Avalon Project at Yale Law School
Homestead Act (1862) Transcript
Morrill Act (1862) Transcript
Pacific Railway Act (1862) Transcript
Compromise of 1850 (1850) Transcript
Missouri Compromise (1820) Transcript
Northwest Ordinance (1787) Transcript
Articles of Confederation (1777) Transcript
Declaration of Independence (1776)
100 Milestone Documents
Our Documents
Homestead Act [imagens fac-similares]
Primary Documents in American History
The Library of Congress
The Homestead Act of 1862
Anti-railroad Propaganda Poster
Teaching With Documents
Homestead Act | Copy
Map of Homesteading States
The Homestead Act
The Pacific Railway Act
Archives of the West
The Homestead Act of 1862
Homestead National Monument
The Homesteader's World
The Tall Grass Prairie
   

O exemplo norteamericano
Oklahoma, 1889
A corrida por 2 milhões de acres

Trecho de Cimarron, Edna Ferber,
sobre a corrida por lotes de 160 acres, de graça,
em 22 de abril de 1889

« Yancey Cravat estava falando. Estivera falando durante quase uma hora. Voltara nesta mesma manhã do interior de Oklahoma — o recém-aberto território índio onde ele participara da corrida para demarcar a vasta extensão de terra virgem denominada coloquialmente a Nação. (...)

Ele estivera ausente um mês. Como milhares de outros, partira em busca de terra grátis e de fortuna. Era um império que se oferecia a quem quisesse tomar posse dele. (...)

— (...) Eles chegavam como uma procissão — uma procissão maluca — até a fronteira, avançando o mais depressa que podiam, por todos os meios de que podiam dispor, empurrando outros nas valas para chegar primeiro. Só Deus sabe por quê, pois todos sabiam que uma vez que chegassem teriam que esperar, como gado encurralado, pelo estampido do tiro que abriria a terra prometida. Quando fui me aproximando da linha de demarcação era como se estivesse vendo formigas amontoando-se sobre o açúcar. Eles desciam das colinas, surgiam do cerrado e avançavam através da campina. Vinham do Texas e Arkansas, do Colorado e Missouri. Chegavam a pé, Santo Deus, vindos de Iowa e Nebraska! Vinham em charretes, carretas e carroções, a cavalo e no lombo de mulas. Em carroções com toldos, carros de boi e carruagens. (...)

— Pois bem, a fronteira finalmente; e foi como uma comemoração do 4 de Julho ou o dia do juízo final. A milícia estava enfileirada na divisa. Ninguém tinha permissão de dar um passo avante na nova terra até o meio-dia do dia seguinte, ao disparar das espingardas. Dois milhões de acres de terras iam ser dados aos que chegassem primeiro. Meio-dia era a hora marcada. Todos sabiam isso de cor. Dia 22 de abril, ao meio-dia. É necessário gerações e gerações e centenas de anos para povoar uma nova terra. Mas aquela terra ia tornar-se habitável do dia para a noite (...)

— Eu havia planejado tentar obter um lugar no trem de Santa Fé que estava parado, soltando vapor, pronto para penetrar na Nação. Mas não era possível entrar nele. Não havia lugar para mais uma pulga. Havia gente pendurada no limpa-trilhos e formigando por sobre toda a locomotiva, e muitos tinham se aboletado no topo dos vagões. A velocidade da locomotiva fora reduzida ao trote de um cavalo. E nem isto o maquinista iria conseguir. O trem fizera pouco mais de trinta quilômetros em noventa minutos. (...)

Assim ficamos nós parados, aos milhares, a noite inteira. Pela manhã, começamos a nos enfileirar junto à fronteira, o mais próximo que nos permitiam. A milícia se colocara em toda a extensão da linha para impedir que a ultrapassássemos. Tinham tocado fogo na campina quilômetros para dentro da Nação para que o mato ficasse rasteiro e permitisse ver o caminho (...). »

   

Bibliografia
braziliense

Conterrâneos Velhos de Guerra - roteiro e crítica - 7 Nov. 2014

Como se faz um presidente: a campanha de JK - 21 Ago. 2014

Sonho e razão: Lucas Lopes, o planejador de JK - 15 Ago. 2014

Brasília: o mito na trajetória da Nação - 9 Ago. 2014

Luiz Cruls: o homem que marcou o lugar - 30 Jul. 2014

Quanto custou Brasília - 25 Set. 2013

JK: Memorial do Exílio - 23 Set. 2013

A questão da capital: marítima ou no interior?

No tempo da GEB

Brasília: a construção da nacionalidade

Brasília: história de uma ideia

  

Ferreoclipping

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Ferrovias

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

O exemplo americano: Terra para dividir
Neutralizar a aristocracia | Financiar a educação | Direitos e liberdade | Reforma agrária à puritana | Terra inquestionável | Oklahoma: a corrida de 1889
O uso da terra nas ideias de interiorização da capital
Hipólito | Bonifácio | Tavares Bastos| Rebouças | Rui Barbosa | Glicério | Township à brasileira | Medidas | O exemplo americano
Brasília e a ideia de interiorização da capital
Varadouro | Hipólito | Bonifácio | Independência | Vasconcelos | Império | Varnhagen
República | Cruls | Café-com-leite | Marcha para oeste | Constitucionalismo | Mineiros | Goianos
CC | A origem da “história” | Ferrovias para o Planalto Central
  

Busca no site
  

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

   
Página inicial do site Centro-Oeste
Página inicial da seção Ferrovias do Brasil
Sobre o site Brasília | Contato | Publicidade | Política de privacidade