História da construção de Brasília
Conterrâneos velhos de guerra
documentário do cineasta Vladimir Carvalho
(Parte 1/16)
Enviado por losriova em 17/01/2010
Documentário que toca em feridas não-cicatrizadas, este é um projeto que o diretor Vladimir Carvalho levou 20 anos para concluir.
O consagrado documentarista paraibano que vive há muitos anos em Brasília aborda o período da construção da capital federal e as precárias condições de trabalho dos cerca de 50 mil operários.
Com depoimentos de todas as partes envolvidas e imagens raras de arquivo, o filme deve muito à montagem de Eduardo Leone, que se debruçou sobre as 70 horas de materiais durante quatro anos, ajudando a construir um filme épico, operístico, de grande impacto.
O filme Conterrâneos velhos de guerra já esteve disponível para venda ou locação, ao tempo das fitas VHS, porém ainda não foi lançado em DVD, que envolve um projeto específico, com captação de patrocínio.
Estes vídeos do filme, em 16 partes com cerca de 10 minutos cada, são indicados pelo site da Fundação Cinememória, criada pelo cineasta Vladimir Carvalho.
Conterrâneos Velhos de Guerra
Divulgação Cine Miragem
Enviado por cassiocine em 26/04/2011
Documentário que toca em feridas não-cicatrizadas, este é um projeto que o diretor Vladimir Carvalho levou 20 anos para concluir. O consagrado documentarista paraibano que vive há muitos anos em Brasília aborda o período da construção da capital federal e as precárias condições de trabalho dos cerca de 50 mil operários. Com depoimentos de todas as partes envolvidas e imagens raras de arquivo, o filme deve muito à montagem de Eduardo Leone, que se debruçou sobre as 70 horas de materiais durante quatro anos, ajudando a construir um filme épico, operístico, de grande impacto.
Elenco: Othon Bastos, Oscar Niemeyer, Pompeu de Souza, Dona Suzana, Teodoro do Boi, B. de Paiva, Lúcio Costa.
Trilha: Zé Ramalho
Vencedor do Prêmio Especial do Júri em Gramado, do Prêmio Especial do Júri no Festival do Novo Cinema Latino-Americano em Havana e do Prêmio Católico de Cinema da CNBB.
|