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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro, cf. Cury
Cury: concessões & trilhos


 
Cury: http://www.cmef.com.br/pp_construc.htm em 26 Jun. 2006

Linha tronco (Campinas - Araguari) - bitola métrica - 780km
Concessão:
Campinas - Mogi Mirim - 19/06/1873
Mogi Mirim - Ribeirão Preto - 8/06/1880
Ribeirão Preto - Jaguara - 17/2/1883
Jaguara - Catalão - 18/10/1890
Inauguração:
Campinas - Jaguariúna - 3/05/1875
Jaguariúna - Mogi Mirim -27/08/1875
Mogi Mirim - Casa Branca - 14/01/1878
Casa Branca - Simão - 16/08/1882
São Simão - Ribeirão Preto - 23/11/1883
Ribeirão Preto - Visconde de Parnaíba - 3/10/1886
Visc. Parnaíba - Franca - 11/04/1887
Franca - Jaguara - 5/03/1888
Jaguara - Uberaba - 23/04/1889
Uberaba - Uberlândia - 21/12/1895
Uberlândia - Araguari - 15/11/1896
Obs.: Parte do trecho Ribeirão Preto - Uberaba (Pedregulho - Jaguara) foi desativado em 1970 devido a construção de barragem no Rio Grande, assim houve a renomeação em ramal de Franca e Jaguara
A desativação total do ramal de Franca ocorreu em 1980, quando as operações de carga foram suspensas. Os trens de passageiros pararam de circular em 1976.
O ramal de Jaguara (Uberaba-Jaguara) foi desativado em 1976.
Retificações da Linha Tronco
Anhumas - Tanquinho - 1926
Tanquinho - Guedes - 1945
Rodolfo Paixão - Mangabeira - 1947
Lagoa Branca - Tambaú - 1951
Tambaú - Bento Quirino - 1971
Bento Quirino - Entroncamento - 1964
Sob a administração da Fepasa os seguintes trechos foram retificados/construídos:
Boa Vista - Guedes - 1974 para trens de carga e 1977 para passageiros
Guedes - Mato Seco - 1979
Entroncamento - Amoroso Costa - 1979
Ômega - Araguari - 1971
Obs.: Além destas retificações consideradas mais significativas, outras foram realizadas, contudo de menor relevância, assim não foram mencionadas.
Ramal de Igarapava (Entroncamento - Amoroso Costa) - bitola métrica - 207km
Concessão: 3/06/1896
Inauguração:
Entroncamento - Jardinópolis - 1/08/1899
Jardinópolis - Sales Oliveira - 1/07/1900
Sales Oliveira - Jussara - 25/12/1901
Jussara - São Joaquim da Barra - 15/03/1902
São Joaquim da Barra - Ituverava - 1/08/1903
Ituverava - Canindé - 1/11/1904
Canindé - Aramina - 1/03/1905
Aramina - Amoroso Costa - 3/10/1915
Desativado em: 1979 quando da entrada em operação da Variante Entroncamento - Amoroso Costa)
Obs.: Posteriormente o trecho Entroncamento - Amoroso Costa (via Igarapava) substituiu o trecho via Franca, transformando este em ramal.
Nota: As informações apresentadas foram colhidas nos relatórios da CM e no livro UM DIA O TREM PASSOU AQUI de Ralph Mennucci Giesbrecht, que conta a história e as estórias dos trens de passageiros no Estado de São Paulo e as saudades que eles deixaram. Veja a página de LINKS.

  
Brasília e a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
Plano de Metas | Mudança do tronco | Retificação de trechos | Reaparelhamento | Pátios e estações | Dieselização acelerada
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Mapas: 1984 | 1970 | 1954 | 1898 | Locomotivas em 1921 | Locomotivas Fepasa | Caboose
Referências
RF, 1957: 5 de 30 locomotivas G-12 | RF, 1960: 23 locomotivas GL8 | RF, Out. 1960: Um grande plano
Correio Paulistano, 1963: Retificação | Refesa, 1970: Retificação para Uberaba
Cury: Concessões e trilhos | Cury: Cronologia | Suplemento RF 1945 | Suplemento RF 1960 | Relatório CMEF 1956-1959
As ferrovias na construção de Brasília
As opções em 1956 | Logística | Ferreocap | 1957: Decreto-convênio | 1962: Des-ferreocap
A chegada do trem a Brasília
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"Trens de luxo para Brasília" | Expresso Brasil Central | Reinauguração do Bandeirante
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Pátio de Brasília será o maior | A nova estação de Brasília
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Brasília nos planos ferroviários (DF)
Ferrovias concedidas do plano de 1890 | EF Tocantins | Cia. Mogiana | Ferrovia Angra-Catalão | EF Goiás | Ferrovia Santos - Brasília
O prolongamento da Estrada de Ferro Central do Brasil | A ferrovia da Cia. Paulista | Ferrovias para o Planalto Central | Documentação
Brasília e a ideia de interiorização da capital
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República | Cruls | Café-com-leite | Marcha para oeste | Constitucionalismo | Mineiros | Goianos
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Ferrovias

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