Cia. Mogiana, 1957
Locomotivas diesel elétricas
para a Mogiana
Revista Ferroviária, 1957
A Mogiana já está tirando proveito das primeiras cinco locomotivas
diesel que recebeu de uma série de trinta adquiridas por encomenda que
aplicou para melhorar as condições de seus serviços de transporte.
A compra faz parte do plano de reaparelhamento da rede de transportes paulista,
empreendida pelo governo do Estado e abrangendo, além de outros setores,
as estradas de ferro Mogiana, Sorocabana e Araraquara, que receberão, respectivamente,
30, 27 e 17 locomotivas diesel elétricas.
O contrato com a Mogiana, assinado em novembro de 1956, previu o fornecimento
de 30 locomotivas, considerando-se como etapa inicial a colocação
de uma encomenda de 5 unidades a serem fabricadas nos Estados Unidos, com pagamento
à vista pelos recursos da Estrada. Em virtude de financiamento oferecido
pelos fabricantes, foi colocada outra encomenda de 25 locomotivas para pagamento
em 5 anos. Essa operação tornou-se possível devido ao apoio
do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico na cobertura da parte inicial
e no aval da parte financiada.
Para conceder o aval em nome do Tesouro Nacional, o BNDE submeteu o contrato
ao Tribunal de Contas da União, obtendo o registro em 14 de junho último.
Por uma questão de confiança, entretanto, os fabricantes iniciaram
a construção antes de concluídos os trâmites burocráticos
e puderam embarcar algumas unidades antes mesmo da concessão do aval.
(...) Eliminadas totalmente as locomotivas a vapor na linha tronco, entre Campinas
e Ribeirão Preto, é objetivo da Mogiana tornar 100% diesel toda
a tração até Uberaba, Guaxupé e Poços de Caldas,
quando estiverem em serviço as novas unidades.
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