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Recebimento das 5 primeiras locomotivas G12

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• Pátios do Subsistema Ferroviário Federal (2015) - 6 Dez. 2015

   

Cia. Mogiana, 1957
Locomotivas diesel elétricas
para a Mogiana

Revista Ferroviária, 1957

A Mogiana já está tirando proveito das primeiras cinco locomotivas diesel que recebeu de uma série de trinta adquiridas por encomenda que aplicou para melhorar as condições de seus serviços de transporte.

A compra faz parte do plano de reaparelhamento da rede de transportes paulista, empreendida pelo governo do Estado e abrangendo, além de outros setores, as estradas de ferro Mogiana, Sorocabana e Araraquara, que receberão, respectivamente, 30, 27 e 17 locomotivas diesel elétricas.

O contrato com a Mogiana, assinado em novembro de 1956, previu o fornecimento de 30 locomotivas, considerando-se como etapa inicial a colocação de uma encomenda de 5 unidades a serem fabricadas nos Estados Unidos, com pagamento à vista pelos recursos da Estrada. Em virtude de financiamento oferecido pelos fabricantes, foi colocada outra encomenda de 25 locomotivas para pagamento em 5 anos. Essa operação tornou-se possível devido ao apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico na cobertura da parte inicial e no aval da parte financiada.

Para conceder o aval em nome do Tesouro Nacional, o BNDE submeteu o contrato ao Tribunal de Contas da União, obtendo o registro em 14 de junho último. Por uma questão de confiança, entretanto, os fabricantes iniciaram a construção antes de concluídos os trâmites burocráticos e puderam embarcar algumas unidades antes mesmo da concessão do aval.

(...) Eliminadas totalmente as locomotivas a vapor na linha tronco, entre Campinas e Ribeirão Preto, é objetivo da Mogiana tornar 100% diesel toda a tração até Uberaba, Guaxupé e Poços de Caldas, quando estiverem em serviço as novas unidades.

   
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Referências
RF, 1957: 5 de 30 locomotivas G-12 | RF, 1960: 23 locomotivas GL8 | RF, Out. 1960: Um grande plano
Correio Paulistano, 1963: Retificação | Refesa, 1970: Retificação para Uberaba
Cury: Concessões e trilhos | Cury: Cronologia | Suplemento RF 1945 | Suplemento RF 1960 | Relatório CMEF 1956-1959
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CC | A origem da “história” | Ferrovias para o Planalto Central
  

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