A mudança do tronco da Cia.
Mogiana de Estradas de Ferro
Direto para Brasília
Flavio R. Cavalcanti
A transferência da capital para o planalto central provocou
uma "mudança de nomes e siglas" dentro da
classificação das ferrovias existentes ou projetadas. Assim, os
"troncos" deixaram de ter o Rio de Janeiro como referência,
ou "centro" — da mesma forma como, na década anterior,
a fundação de Goiânia havia "alterado"
as classificações tronco / ramal no âmbito da
EF Goiás.
Devido, talvez, à tradicional preeminência (?) do
Rio Grande do Sul nos temas estratégicos, a modificação
mais evidente foi a do Tronco Sul (velho e/ou novo) que, de São
Paulo, deixou de "seguir" pela EFCB para o Rio,
passando a "seguir" pela Mogiana (e pela EF Goiás)
para a nova capital.
Em termos práticos, valorizou-se — e mudou — o tronco
da Mogiana, que no trecho entre Ribeirão Preto e Uberaba
deixou de ser a linha mais
antiga e longa, que passava por Franca (SP) e Sacramento (MG),
sendo substituída pela linha
de Igarapava, mais direta e curta. [comparativo
SFB82!]
783 km, pela linha do Rio Grande...
... ou 717 km pela Linha Igarapava.
|
O ano-chave dessa "mudança nominal" parece
ter sido 1960, com a instalação dos
três poderes em Brasília, em 21 de Abril. O Guia
Geral das Estradas de Ferro (GG1-CGT) de 1960 ainda numerava
as estações e computava as distâncias da Mogiana
entre Campinas (SP) e Araguari (MG) pelo tronco antigo (783 km).
O mesmo acontecia no suplemento Estradas
de Ferro do Brasil 1960, da Revista Ferroviária (784
km), provavelmente publicado na primeira metade do ano. Mas em Out.
1960 a própria Revista Ferroviária já atribuía
ao tronco da Mogiana um comprimento menor: 717
km [Também já
eliminava referências ao Plano de Metas e à origem
dos recursos, ao ponto de deixar nebulosa a data inicial das obras
a que se referia. E mistura dados do programa anterior (Vargas),
reunificando tudo sob a égide exclusiva da Mogiana. Jânio
Quadros já estava eleito (?) e outros engenheiros, técnicos,
departamentos despontavam no horizonte do provável]:
Com um grande tronco de 784 quilômetros lançados
entre Campinas, em São Paulo, e Araguari, em Minas Gerais
(...). [Companhia
Mogiana de Estradas de Ferro. Estradas de Ferro do Brasil, Revista
Ferroviária, 1960]
A linha que parte de Campinas e se dirige para
o norte, passando por Casa Branca, Ribeirão Preto, Uberaba,
Uberlândia, e termina em Araguari, cobrindo uma distância
de 717 quilômetros, é considerado o tronco da estrada,
visto nela desenvolver-se a maior parte do seu tráfego. [A
Companhia Mogiana de Estradas de Ferro está efetuando um
grande plano para modernizar os seus serviços. Revista
Ferroviária, Out. 1960]
O projeto aprovado pelo BNDE no último trimestre de 1959
dava a diretriz do novo tronco:
(...) remodelação dos trechos Mato Seco
- Urupês e Delta [MG]
- Uberaba (276 km de linhas) [Dias.
O BNDES e o Plano de Metas. Rio
de Janeiro, BNDES, Jun. 1996]
N° de
ordem |
Nomes |
Nome
anterior |
Distância do
ponto inicial
(metros) |
Altitude
(metros) |
Data da
inauguração |
21 |
Mato Sêco |
|
112.983 |
735 |
14-1-1878 |
22 |
Astrapéia (PT) |
|
118.147 |
683 |
5-7-1912 |
23 |
Aguaí |
215 |
124.833 |
653 |
1-10-1886 |
24 |
Engenheiro Mendes |
|
132.566 |
590 |
14-1-1878 |
25 |
Orindiúva |
|
139.187 |
627 |
1-7-1899 |
26 |
Miragaia (PT) |
|
145.238 |
723 |
5-7-1912 |
27 |
Lagoa Branca |
524 |
150.138 |
703 |
19-9-1891 |
28 |
Joaquim Libânio |
232 |
161.068 |
708 |
2-2-1948 |
29 |
Casa Branca - Tronco (1) |
|
168.693 |
706 |
1951 |
30 |
Coronel Corrêa |
|
184.509 |
|
2-12-1948 |
31 |
Baldeacão
(v. CP-88) |
|
190.075 |
689 |
1-6-1913 |
32 |
Brejão (PT) |
663 |
194.230 |
706 |
16-8-1882 |
33 |
Coronel José Egídio |
|
198.715 |
819 |
25-9-1898 |
34 |
Tambaú |
|
206.046 |
697 |
8-10-1887 |
35 |
Faveiro |
|
215.079 |
824 |
1-10-1901 |
36 |
Cárrego
Fundo |
|
223.369 |
733 |
16-8-1882 |
37 |
Santos Dumont |
448 |
231.825 |
755 |
1-8-1898 |
38 |
Cerrado |
|
238.125 |
742 |
31-12-1892 |
39 |
Sucuri (PT) |
|
246.471 |
696 |
1-7-1899 |
40 |
São Simão (1) |
|
255.063 |
632 |
16-8-1882 |
41 |
Bento Quirino
(v. SPM) |
|
259.082 |
590 |
21-10-1902 |
42 |
Canaã |
1.337 |
267.513 |
613 |
1-8-1888 |
43 |
Beta (PT) |
|
273.004 |
616 |
1-4-1913 |
44 |
Tibiriçá |
|
279.054 |
688 |
15-6-1892 |
45 |
Cravinhos (1) |
|
286.731 |
782 |
23-11-1883 |
46 |
Buenópolis |
|
291.082 |
723 |
12-12-1897 |
47 |
Bonfim Paulista |
443 |
300.466 |
564 |
28-7-1882 |
48 |
Santa Teresa |
|
306.863 |
542 |
15-11-1896 |
49 |
Ribeirão Prêto
(v. SPM-21) (1) |
|
312.525 |
517 |
23-11-1883 |
50 |
Barracão |
|
314.264 |
517 |
1-6-1900 |
51 |
Alto |
|
320.810 |
532 |
1-8-1911 |
52 |
Entroncamento |
|
327.086 |
505 |
1-6-1900 |
161 |
Jardinópolis (1) |
|
335.642 |
585 |
1-8-1899 |
162 |
Cresciúma |
|
345.644 |
529 |
1-6-1900 |
163 |
Urupês (PT) |
|
350.475 |
618 |
12-10-1919 |
N° de
ordem |
Nomes |
Nome
anterior |
Distância do
ponto inicial
(metros) |
Altitude
(metros) |
Data da
inauguração |
181 |
Delta |
|
496.905 |
509 |
3-10-1915 |
182 |
Calafate |
|
505.271 |
634 |
3-10-1915 |
183 |
Tangará |
|
514.021 |
672 |
3-10-1915 |
184 |
Ameno (PT) |
|
521.691 |
653 |
5-6-1921 |
- |
Amoroso Costa
(CM-77) |
651 |
533.776 |
812 |
1-6-1930 |
- |
Uberaba
(CM-78) |
|
536.592 |
792 |
20-10-1947 |
Fonte: Guia Geral,
1960 | Tronco Mogiana |
Linha Igarapava |
O momento exato em que essa alteração no tronco da Mogiana
foi decidida não aparece com clareza em estudos sobre o
Plano de Metas de JK — que, aliás, abstraem o histórico
da(s) empresa(s), bem como quaisquer planos pré-existentes.
|