Revista Ferroviária, Estradas de Ferro do Brasil
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Extensão total |
2.128,253 km |
linhas principais |
1.876,966 km |
desvios |
251,287 km |
lastrada com pedra |
1.709,057 km |
lastrada com terra |
167,909 km |
1) Variante Cel. Corrêa - Tambaú — 18 km em 0,5% de rampa máxima e 573 m de raio mínimo. Concluída.
2) Variante Bento Quirino - Ribeirão Preto — 49 km em 0,5% de rampa máxima e 625 m de raio mínimo.
Ambas substituindo trechos com 2,2% de rampa e raio mínimo de 100 m.
3) Ponte sobre o rio Araguari (ou das Velhas) no km 677,390 da Linha Tronco, com 2 vãos de 21 m em alma cheia e 1 vão de 42 m em treliça, de aço de alta resistência, para suportar o trem-tipo TB.27.
4) Substituição de trilhos — Desde o início dos serviços, em fevereiro de 1956, até 31/12/59, foram substituídos 646,565 km de trilhos, sendo 221,871 km com trilhos tipo 45 kg/m.
5) Lastro novo — em 34,081 km de linha. Reforço do lastramento em 132,095 km.
6) Tronco de Campinas a Uberlândia — A estrada está procedendo à renovação de sua via permanente, juntamente com o reforço do lastro, esse serviço compreendendo principalmente: arredondamento das curvas e introdução de curvas de transição; limpeza do lastro velho; aumento da dormentação para 1.667 dormentes por km; reforço do lastro para 20 cm e 30 cm de espessura e colocação de placas de apoio nas curvas, conforme o trecho. Nesse sentido foram renovados, em 1959, 56,83 km de linha, que somados aos realizados nos anos de 1956, 1957 e 1958, perfazem o total de 122,796 km de linha.
7) Foi terminada a instalação, em Ribeirão Preto, de um equipamento para solda elétrica, compreendendo máquina automática, grupo convertedor-gerador, transformador, máquina para serrar, furar e retificar trilhos, galpões, transportadores de roletes, pórtico rolante para descarga e empilhamento de trilhos.
(...)
Nos três mais recentes anos, desde quando iniciou a fase de reaparelhamento e renovação que está experimentando, a estrada adquiriu 30 locomotivas diesel-elétricas de 1.425 HP e 460 vagões metálicos.
Com o reforço de tração foi-lhe possível parar definitivamente 55 velhas locomotivas a vapor, retirando-as do tráfego.
Por outro lado, construiu em suas próprias oficinas uma composição de sete carros para passageiros e está promovendo a aquisição de quatro ou cinco outras composições, inclusive com carros dormitórios.
Ao encerrar-se o ano passado, seu parte questava quantitativamente constituído pelas seguintes unidades:
a lenha |
136 |
a óleo |
36 |
diesel elétricas |
42 |
inclusive 55 locomotivas a vapor apagadas |
(...)
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