Página inicial do site Brasília
Página inicial do site Brasília
 
   
   
Agenda do Samba e Choro
Largo do Chafariz, na cidade de Goiás, fotografado por Henrique Morize, da Comissão Exploradora do Planalto Central — a primeira “Missão Cruls”
Largo do Chafariz, na cidade de Goiás, fotografado por Henrique Morize, da Comissão Exploradora do Planalto Central — a primeira “Missão Cruls”

Relatório da Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil
Rio de Janeiro, 1894
(Codeplan, Brasília, 1992)

1ª Missão Cruls
1892-1893

Índice
Introdução
Carta de Glaziou
Índice das fotos
Relatório
Pessoal
Ferrovias e desenvolvimento

Trata-se do famoso "Relatório Cruls" (1894), referente à 1ª Missão Cruls (1892-1893), durante o governo Floriano Peixoto.
  

Sobre Luís Cruls

Louis Ferdinand Cruls
A via Cruls, by Pimentel
Luiz Cruls: o homem que marcou o lugar

Home to Cruls
  

Bibliografia
braziliana

Enciclopédia dos municípios brasileiros - 18 Mar. 2015

Grande sertão: veredas - 29 Out. 2014

Itinerário de Riobaldo Tatarana - 27 Out. 2014

Notícia geral da capitania de Goiás em 1783 - 26 Out. 2014

Viagem pela Estrada Real dos Goyazes - 9 Out. 2014

  

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
   

Relatório Cruls, 1894
Largo do Chafariz, em Goiás Velho

Xxxxxxxxxxxxx

Largo do Chafariz, na cidade de Goiás, fotografado por Henrique Morize, da Comissão Exploradora do Planalto Central — a primeira “Missão Cruls”.

“O fundo do quadro é formado pelos contrafortes da serra Dourada, cujos contornos muito se assemelham aos da colina de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Entre os cumes distinguem-se o de Cantagalo, notável por sua forma pontiaguda, e o de Santa Bárbara onde se construiu uma capela sob a invocação da santa do mesmo nome, e da qual tem-se admirável, ponto de vista sobre a cidade. Esta é cortada em duas partes desiguais pelo Rio Vermelho que tira o nome e a cor da argila que arrasta após as enxurradas. Suas margens são cobertas de casas pitorescamente dispostas, e entremeadas de grupos de coqueiros cujo verde brilhante atira uma nota alegre no meio das cores sombrias dos velhos telhados.

A margem esquerda possui um cais estreito, mas bem calçado, que vai até o Mercado e no qual apoiam-se duas pontes de madeira bem construídas.

Na margem direita existem diversos edifícios públicos de importância: os dois hospitais, civil e militar, a Relação, hoje Tribunal Supremo, o Tesouro do Estado, o Convento dos Beneditinos, etc., etc., e muitas igrejas. Todas estas construções são antigas e em geral mal conservadas, mas algumas têm aspecto pitoresco e são dignas de atenção por serem testemunhas do tempo colonial. Na margem esquerda encontra-se mais o Palácio da Presidência, velho casebre com pretensiosa fachada, que hoje está quase abandonado, e no qual esteve Saint-Hilaire por ocasião de sua viagem em 1819 Existiam igualmente no seu tempo o Quartel, a Cadeia e um chafariz de arquitetura genuinamente portuguesa, que ainda hoje orna o largo principal da cidade e dá-lhe o nome popular.

A Sé ou Catedral que existia do tempo de Saint-Hilaire foi demolida e em seu lugar ergueram os alicerces de enorme templo. Sobreveio a República e com a supressão do orçamento do culto católico os esforços dos fiéis não foram suficientes para continuar a construção; hoje jazem neste montão de pedras, mais de cem contos de reis que poderiam ter sido melhor aproveitados.

As ruas da cidade, ainda que geralmente estreitas, são sofrivelmente limpas e margeadas de cada lado por calçadas formadas de lages irregulares. Por entre muitas delas cresce verdejante grama que, assim como nos largos públicos, não encontra obstáculos a seu desenvolvimento no pisar descansado do raro e pacato viandante que deambula, de uma para outra casa à cata da indispensável palestra.

A superfície coberta pela cidade é grande e o aspecto de seu conjunto agrada à vista”…

Henrique Morize – Chefe da turma SE

in Miguel Freire. Olhar é Narrar para Henrique Morize: o Fotógrafo de Cruls. XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Natal (RN), 2 a 6 Set. 2008
http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-1551-1.pdf

«» ª •’ — “”
Largo do Chafariz (Goiás) | Vista de Goiás | Chegou o governador
Fotos do Relatório Cruls
Pessoal da comissão | Cachoeira do rio Cassu | Acampamento no Pindaíba | Vista de Catalão
Travessia do rio Paranaíba | Acampamento nas margens do Paranaíba
Os Pireneus | Serra dos Pireneus | No alto dos Pireneus | Pirenópolis (rio das Almas)
Ponto culminante dos Pireneus | Vista tomada dos Pireneus
Rio Areias | Acampamento no Macacos | Rio Descoberto | Salto do Itiquira
Acampamento de Santa Luzia | Acampamento no vértice SW
Largo do Chafariz (Goiás) | Vista de Goiás | Acampamento no vértice SE
Entrada da cidade de Formosa | Lagoa Feia | Observatório no vértice SW
Bloco de Itacolumite | Corte do barranco | Apuração do diamante
Comissão Cruls
1ª Missão Cruls – 1892-1893
Índice | Introdução | Carta de Glaziou | Índice das fotos | Relatório | Pessoal | Ferrovias e desenvolvimento
2ª Missão Cruls – 1894-1896
Instruções | Pessoal e itinerários | Trabalhos | Ferrovia Catalão-Cuiabá | Ofício Cruls | Agricultura | O local quase escolhido | Relatório de Glaziou
A via Cruls | Louis Ferdinand Cruls
Marcos históricos de Brasília
O Plano Piloto de Lúcio Costa | A escolha do Plano Piloto | O lago de Glaziou
A origem do Catetinho | Vida e morte de Bernardo Sayão
O massacre da Pacheco Fernandes
A logística da mudança | Os trens experimentais | A chegada do trem
A Pedra Fundamental | Missão Cruls | Relatório Cruls
Carta de Formosa | Emenda Lauro Müller
A idéia mudancista | Documentação
Brasília e a ideia de interiorização da capital
Varadouro | Hipólito | Bonifácio | Independência | Vasconcelos | Império | Varnhagen
República | Cruls | Café-com-leite | Marcha para oeste | Constitucionalismo | Mineiros | Goianos
CC | A origem da “história” | Ferrovias para o Planalto Central
   

Bibliografia
braziliense

Conterrâneos Velhos de Guerra - roteiro e crítica - 7 Nov. 2014

Como se faz um presidente: a campanha de JK - 21 Ago. 2014

Sonho e razão: Lucas Lopes, o planejador de JK - 15 Ago. 2014

Brasília: o mito na trajetória da Nação - 9 Ago. 2014

Luiz Cruls: o homem que marcou o lugar - 30 Jul. 2014

Quanto custou Brasília - 25 Set. 2013

JK: Memorial do Exílio - 23 Set. 2013

A questão da capital: marítima ou no interior?

No tempo da GEB

Brasília: a construção da nacionalidade

Brasília: história de uma ideia

  

Ferreoclipping

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Acompanhe

  

Busca no site
  
  
Página inicial do site Centro-Oeste
Página inicial da seção Ferrovias do Brasil
Sobre o site Brasília | Contato | Publicidade | Política de privacidade